quarta-feira, 29 de maio de 2013

Alemanha e sua perspectiva cultural.

À pedidos faço esse post falando sobre as diferenças culturais entre a Alemanha e o Brasil. Obviamente é difícil falar de todas as diferenças culturais , primeiramente porque dentro de nosso próprio país temos grandes diferenças de estados para estados, e também porque existem diferenças entre os alemães. Então como brasileira , residindo no oeste-alemão , vou falar no aspecto geral sobre as diferenças mais notórias e que digamos , senti na pele durante esses primeiros meses do meu intercâmbio.

Horários: Então , ainda quando estava no Brasil todos me falavam sobre a pontualidade alemã, a qual verdade, não só as pessoas, como tudo aqui é extremamente pontual ,ônibus , trem, reuniões, aulas, acho bem engraçado quando o ônibus ou o trem vão atrasar , eles avisam com 5 minutos de antecedência e as pessoas ainda ficam super bravas. Na escola também , quando o professor fecha a porta , ninguém mais sai , ninguém mais entra, a não ser o próprio professor!

Escola: A escola aqui é bem diferente do Brasil, aqui eu frequento o Gymnasium , que seria o "ensino médio" , todos os alunos sem exceção tem todos os materiais necessários para a aula , todas as tarefas feitas, e todas as respostas na ponta da língua , coisas que na minha terrinha somente os melhores alunos da sala teriam, aqui também o professor é quem manda, de verdade, ninguém conversa ,e nem olha para nenhuma outra coisa a não ser o professor , as aulas não são muito dinâmicas e eles também não tem muitas aulas praticas , somente para química.É aquele tipo de aula que você presta muita atenção e necessita estudar muito em casa, durante as aulas eles também não fazem muitos exercícios , tudo em casa.

Amizade:  Bom pelo o que eu pude perceber os alemães não são tão abertos para amizades assim como os brasileiros, aqui não considero ter amigos e sim colegas de escola , do mesmo jeito , me convidam para festas , tentam me incluir no grupo ,mas não é aquela amizade de contar segredo e frequentar a casa sabe? De qualquer forma me divirto muito com eles.

Seriedade , pessoas fechadas: Então , aqui assim que eu cheguei já percebi que eles não são muito de abraçar , e nem se abrir muito com pessoas desconhecidas ,ou que não são extremamente próximas, quando cheguei no aeroporto em Berlin , meu host pai veio me dar oi com um aperto de mão,obviamente fiz de conta que nem notei e abracei todos, assim como quando estava trocando de família , depois de passar 3 meses com eles, foram me dar tchau com um aperto de mão , novamente me recusei, é até que engraçado , é como um "choque" para eles, penso que eles nunca esperariam isso de algum nativo.

Comida: Acho que o aspecto que eu mais percebi ,  e ainda estou custando a me acostumar é a comida. Não digo que a comida é um nojo , que é ruim, o negocio é que é muito diferente da comida brasileira , ou melhor, dos hábitos alimentares brasileiros, aqui eles comem muito pão , muita batata , e só carne de porco ou de aves , sim é uma delicia, mas como boa brasileira , pelo menos eu , sigo o estereótipo de : cadê meu feijão, necessito de guaraná, e minha maior vontade de todas :PICANHA!!

Acho que é só isso , foram os aspectos em que eu mais senti diferença por aqui.
Beijinhos :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário